SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE QUÍMICA
MODALIDADE A DISTÂNCIA
Práticas Pedagógicas em Química VIII
Professor Jorge Trindade
PLANO DE AULA
Sônia
Maria Pereira Melo 07200000807
Lilian
Mara de Sousa
07200002207
Eliene
Sousa da Silva
07200005207
Plano de Aula
Tabela Periódica
A – IDENTIFICAÇÃO DOPLANO
1.
Data:
06/04/11
2.
Nome
da Instituição: Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Hélio Frota Lima
3.
Curso:
Ensino Médio
4.
Disciplina:
Química
5.
Nome
do Professor: Maria do Socorro Sousa
6.
Série
ou semestre: 1º Semestre
7.
Turno:
Noturno
8.
Carga
Horária: 280 horas, distribuídos em sete aulas
9.
Turmas
em que é aplicado: Três
10. Número de alunos em cada turma; 25,
28, 32 alunos
B _ OBJETIVOS
- Compreender a organização periódica atual;
- Conhecer o histórico, desde o
primeiro modelo de tabela periódica até chegar à que existe atualmente;
- Saber identificar os elementos
químicos que compõem a Tabela Periódica;
- Reconhecer os períodos ou séries que
compõem a Tabela Periódica;
- Conhecer o número de elementos que
compõem cada período da Tabela Periódica;
- Compreender a classificação: metais,
ametais, gases nobres ou terras raras;
- Identificar as propriedades
periódicas: raio atômico, raio iônico, afinidade eletrônica e energia de
ionização;
- Reconhecer problemas relacionados a
química e a tabela periódica;
C_ CONTEÚDO
- Tabela Periódica;
- Histórico;
- Elementos Químicos;
- Períodos ou Séries Famílias ou
Grupos;
- Configuração Eletrônica
- Organização, classificação e
localização dos elementos na Tabela Periódica;
- Metais, Ametais e Gases Nobres;
- Propriedades Periódicas;
D_
EMENTA
Aula expositiva e dialogada,
Demonstração e utilização da Tabela Periódica, Confecção de livros com textos
sobre os elementos que compõem a Tabela Periódica, Pesquisas em jornais,
revistas, internet etc, que demonstrem assuntos atuais que tenham ligações com
o assunto trabalhado “a tabela periódica”, Aulas passeio, pesquisa de campo
entre outras atividades que possibilitem a compreensão do assunto.
E_ BIBLIOGRAFIA
GUIZZO, João; Química
Sardella,volume único, 5ª edição, 1ª Impressão, São Paulo, editora Ática,
2003.
FELTRE, Ricardo, Química Geral, volume 1, 6ª edição, São Paulo, Moderna 2004.
F_ ESTRATÉGIA DE ENSINO
- Aula Expositiva e Dialogada;
- Demonstração de alguns elementos que
compõem a Tabela Periódica;
- Aulas que utilizam Data- Show;
- Utilização da Tabela Periódica;
- Pesquisas em revistas, Jornais,
internet...
- Trabalhos classe e extra-classe;
- Aulas Passeio para observar o mundo
e verificar que cada elemento é representado na Tabela Periódica;
-Confecção de livros com textos sobre
cada elemento que compõe a Tabela Periódica.
G. RECURSOS DIDÁTICOS
- Livros;
- Jornais;
- Revistas;
- Data-show;
- Utilização da Tabela Periódica;
- Cartazes;
- Elementos da Tabela Periódica para
servir de exemplo;
H. AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser qualitativa e
quantitativa, contínua, permanente, verificando o grau de aprendizagem dos
alunos e motivando-os na busca do conhecimento, essa avaliação deverá ocorrer
através de observação, pesquisas trabalhos, seminário e provas.
I.
CRONOGRAMA
Conteúdo
a ser Trabalhado
|
Segunda-Feira
|
Terça-
Feira
|
Quarta-Feira
|
- Tabela Periódica;
|
X
|
|
|
- Histórico;
|
|
X
|
|
- Elementos Químicos;
|
|
|
X
|
- Períodos ou Séries Famílias ou
Grupos;
|
X
|
|
|
-
Configuração Eletrônica
|
|
X
|
|
- Organização, classificação e
localização dos elementos na Tabela Periódica;
|
|
|
X
|
- Metais, Ametais e Gases Nobres;
|
X
|
|
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