segunda-feira, 14 de maio de 2012

Plano de Aula Tabela Periódica


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE QUÍMICA
MODALIDADE A DISTÂNCIA
Práticas Pedagógicas em Química VIII
Professor Jorge Trindade









PLANO DE AULA








Sônia Maria Pereira Melo                                   07200000807
Lilian Mara de Sousa                                          07200002207
Eliene Sousa da Silva                                         07200005207

Plano de Aula
Tabela Periódica

A – IDENTIFICAÇÃO DOPLANO

1.    Data: 06/04/11
2.    Nome da Instituição: Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Hélio Frota Lima
3.    Curso: Ensino Médio
4.    Disciplina: Química
5.    Nome do Professor: Maria do Socorro Sousa
6.    Série ou semestre: 1º Semestre
7.    Turno: Noturno
8.    Carga Horária: 280 horas, distribuídos em sete aulas
9.    Turmas em que é aplicado: Três
10.  Número de alunos em cada turma; 25, 28, 32 alunos

B _ OBJETIVOS

- Compreender a organização  periódica atual;
- Conhecer o histórico, desde o primeiro modelo de tabela periódica até chegar à que existe atualmente;
- Saber identificar os elementos químicos que compõem a Tabela Periódica;
- Reconhecer os períodos ou séries que compõem a Tabela Periódica;
- Conhecer o número de elementos que compõem cada período da Tabela Periódica;
- Compreender a classificação: metais, ametais, gases nobres ou terras raras;
- Identificar as propriedades periódicas: raio atômico, raio iônico, afinidade eletrônica e energia de ionização;
- Reconhecer problemas relacionados a química e a tabela periódica;

C_ CONTEÚDO

- Tabela Periódica;
- Histórico;
- Elementos Químicos;
- Períodos ou Séries Famílias ou Grupos;
- Configuração Eletrônica
- Organização, classificação e localização dos elementos na Tabela Periódica;
- Metais, Ametais e Gases Nobres;
- Propriedades Periódicas;

D_  EMENTA

Aula expositiva e dialogada, Demonstração e utilização da Tabela Periódica, Confecção de livros com textos sobre os elementos que compõem a Tabela Periódica, Pesquisas em jornais, revistas, internet etc, que demonstrem assuntos atuais que tenham ligações com o assunto trabalhado “a tabela periódica”, Aulas passeio, pesquisa de campo entre outras atividades que possibilitem a compreensão do assunto.

E_ BIBLIOGRAFIA

GUIZZO, João;  Química Sardella,volume único, 5ª edição, 1ª Impressão, São Paulo, editora Ática, 2003.
FELTRE, Ricardo, Química Geral, volume 1, 6ª edição, São Paulo, Moderna 2004.

F_ ESTRATÉGIA DE ENSINO

- Aula Expositiva e Dialogada;
- Demonstração de alguns elementos que compõem a Tabela Periódica;
- Aulas que utilizam Data- Show;
- Utilização da Tabela Periódica;
- Pesquisas em revistas, Jornais, internet...
- Trabalhos classe e extra-classe;
- Aulas Passeio para observar o mundo e verificar que cada elemento é representado na Tabela Periódica;
-Confecção de livros com textos sobre cada elemento que compõe a Tabela Periódica.

G. RECURSOS DIDÁTICOS
- Livros;
- Jornais;
- Revistas;
- Data-show;
- Utilização da Tabela Periódica;
- Cartazes;
- Elementos da Tabela Periódica para servir de exemplo;

H. AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser qualitativa e quantitativa, contínua, permanente, verificando o grau de aprendizagem dos alunos e motivando-os na busca do conhecimento, essa avaliação deverá ocorrer através de observação, pesquisas trabalhos, seminário e provas.

I.              CRONOGRAMA
Conteúdo a ser Trabalhado
Segunda-Feira
Terça- Feira
Quarta-Feira
- Tabela Periódica;
X


- Histórico;

X

- Elementos Químicos;


X
- Períodos ou Séries Famílias ou Grupos;
X


-  Configuração Eletrônica

X

- Organização, classificação e localização dos elementos na Tabela Periódica;


X
- Metais, Ametais e Gases Nobres;
X



Nenhum comentário:

Postar um comentário