segunda-feira, 14 de maio de 2012

Resenha: Propostas de Experimentos de Baixo Custo Centradas no Aluno e na Comunidade



Propostas de Experimentos de Baixo Custo Centradas no Aluno e na Comunidade
Eduardo de Campos Valadares (Revista Química Nova na Escola, N13, Maio 2001)

Objetivo do Artigo

Apresentar uma proposta de inserção de experimentos de baixo custo no ensino de ciências centrado no aluno e na comunidade. E salientar o seu potencial de ampliar a motivação, o entusiasmo e o interesse pela ciência e suas aplicações práticas.

            Relevância

Um dos grandes desafios atuais do ensino de ciências nas escolas de nível fundamental e médio é construir uma ponte entre o conhecimento ensinado e o mundo cotidiano dos alunos. A falta desse vínculo gera apatia e distanciamento entre os alunos e atinge também os próprios professores.
Embora a falta de recursos financeiros e o pouco tempo que os educadores dispõem para conceber aulas mais atraentes e motivadoras sejam fatores que contribuam para o cenário dominante nas escolas, talvez o obstáculo mais decisivo seja de natureza cultural. Assim é proposto experimentos de baixo custo, criatividade esta proposta tem sido testada com sucesso em cursos de física básica voltados para as licenciaturas em ciências da UFMG e em oficinas de criatividade oferecidas a professores do ensino médio e fundamental e ao público em geral, incluindo crianças e adolescentes.
Nesta perspectiva, uma maior aproximação da escola com a comunidade é também contemplada. Assim o nosso ponto de partida é a construção do conhecimento pelos alunos e para os alunos, no qual o papel do professor seja essencialmente o de um facilitador do processo pedagógico. Para tanto ele deve ser capaz de gerar um ambiente favorável ao trabalho em
Equipe e à manifestação da criatividade dos seus alunos por intermédio de pequenos desafios que permitam avanços graduais.

            Conclusão

            A utilização de experimentos de baixo custo é algo acessível e de suma importância, pois infelizmente nem todas as escolas de nível médio e fundamental possuem laboratórios, equipamentos e reagentes, assim cabe o professor esta preparado para as diversidades e barreiras encontradas durante sua prática docente.
            Para isso o professor deve possuir um acervo próprio de experimentos de baixo custo que utilizam materiais de fácil aquisição e que façam relação ao cotidiano do educando, assim fica mais fácil a compreensão e os alunos podem associar o conteúdo trabalhado com a experiência desenvolvida, o que não pode é professor só se prender na teoria distanciando ainda mais o conteúdo da matéria de Química com a vida dos alunos. Com a utilização dessa metodologia o professor passa a ser um facilitador do conhecimento e o aluno ao mesmo tempo começa a desenvolver seu próprio conhecimento sobre o que é estudado, de maneira atraente e educativa.

Pontos positivos
·         Tornar a ciência mais “palpável” e associá-la com os avanços científicos e tecnológicos atuais que afetam diretamente a nossa sociedade.
·         Uso de protótipos e experimentos como instrumentos de descoberta,
·         Os projetos que temos priorizado utilizam basicamente materiais reciclados e de baixo custo. Isto torna os projetos acessíveis a todas as escolas, especialmente aquelas carentes de recursos financeiros.
·         A organização de exposições interativas do acervo desenvolvido no âmbito da escola, voltadas para o grande público.
·         O contato com o grande público contribui de forma muito positiva para a auto estima dos alunos e para o crescimento cultural da comunidade como um todo, contribuindo também para a valorização social da escola.

Pontos negativos
·         Segundo o Texto “A feira de ciências além de esporádicas, elas são, quase sempre, desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas em sala de aula e vice-versa”. Isso depende da Instituição que está promovendo a feira de Ciência.
·         Segundo o texto “A falta de recursos financeiros e o pouco tempo que os educadores dispõem para conceber aulas mais atraentes e motivadoras sejam fatores que contribuam para o cenário dominante nas escolas, talvez o obstáculo mais decisivo seja de natureza cultural”. Isso não justifica a falta de inovação do professor, pois é nas situações difíceis que deve se sobressair à criatividade.

Expectativas de Aplicação no Ensino Médio
           
            Nas escolas de ensino Médio e Fundamental é imprescindível a utilização de atividades experimentais, para que haja uma assimilação do conteúdo de maneira passiva e atraente, por isso quando se dispõe a elaborar um experimento, deve-se pesquisar propor e executá-lo, para isso é necessário a observação de várias etapas e recursos disponíveis a fim de melhorar o aprendizado. Além disso, a utilização de experimentos auxilia em vários fatores: motivação, aprendizado e melhoria da relação professor/aluno e vice-versa, assim ao propor uma metodologia de ensino de ciências simples, factível e de baixo custo e, mais importante ainda, que leve em conta a participação dos alunos no processo de aprendizado e em oficinas de criatividade, deve-se observar quais as necessidades e os objetivos que se deve alcançar com isso a expectativa almejada é a melhoria da aprendizagem e a maior participação do aluno, pode-se também compartilhar essas experiências com a comunidade e porque não, propor melhoras na qualidade de vida da comunidade onde reside o aluno, com experimentos simples e que ajudam sua sociedade.

Bibliografia

VALADARES, Eduardo de Campos, Proposta de Experimento de Baixo Custo Centrada no Aluno e na Comunidade. Revista Química Nova na Escola; Nº 13, Maio de 2001.

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