Propostas
de Experimentos de Baixo Custo Centradas no Aluno e na Comunidade
Eduardo de Campos Valadares (Revista
Química Nova na Escola, N13, Maio 2001)
Objetivo
do Artigo
Apresentar uma proposta de inserção de experimentos de
baixo custo no ensino de ciências centrado no aluno e na comunidade. E salientar
o seu potencial de ampliar a motivação, o entusiasmo e o interesse pela ciência
e suas aplicações práticas.
Relevância
Um dos grandes desafios atuais do ensino de
ciências nas escolas de nível fundamental e médio é construir uma ponte entre o
conhecimento ensinado e o mundo cotidiano dos alunos. A falta desse vínculo
gera apatia e distanciamento entre os alunos e atinge também os próprios
professores.
Embora a falta de recursos financeiros e o
pouco tempo que os educadores dispõem para conceber aulas mais atraentes e
motivadoras sejam fatores que contribuam para o cenário dominante nas escolas,
talvez o obstáculo mais decisivo seja de natureza cultural. Assim é proposto experimentos
de baixo custo, criatividade esta proposta tem sido testada com sucesso em
cursos de física básica voltados para as licenciaturas em ciências da UFMG e em
oficinas de criatividade oferecidas a professores do ensino médio e fundamental
e ao público em geral, incluindo crianças e adolescentes.
Nesta perspectiva, uma maior aproximação da
escola com a comunidade é também contemplada. Assim o nosso ponto de partida é
a construção do conhecimento pelos alunos
e para os alunos, no
qual o papel do professor seja essencialmente o de um facilitador do processo
pedagógico. Para tanto ele deve ser capaz de gerar um ambiente favorável ao
trabalho em
Equipe e à manifestação da criatividade dos seus alunos por
intermédio de pequenos desafios que permitam avanços graduais.
Conclusão
A
utilização de experimentos de baixo custo é algo acessível e de suma
importância, pois infelizmente nem todas as escolas de nível médio e
fundamental possuem laboratórios, equipamentos e reagentes, assim cabe o
professor esta preparado para as diversidades e barreiras encontradas durante
sua prática docente.
Para
isso o professor deve possuir um acervo próprio de experimentos de baixo custo
que utilizam materiais de fácil aquisição e que façam relação ao cotidiano do educando,
assim fica mais fácil a compreensão e os alunos podem associar o conteúdo
trabalhado com a experiência desenvolvida, o que não pode é professor só se
prender na teoria distanciando ainda mais o conteúdo da matéria de Química com
a vida dos alunos. Com a utilização dessa metodologia o professor passa a ser
um facilitador do conhecimento e o aluno ao mesmo tempo começa a desenvolver
seu próprio conhecimento sobre o que é estudado, de maneira atraente e
educativa.
Pontos
positivos
·
Tornar a ciência mais “palpável” e associá-la com os avanços
científicos e tecnológicos atuais que afetam diretamente a nossa sociedade.
·
Uso de protótipos e experimentos como instrumentos de descoberta,
·
Os projetos que temos priorizado utilizam basicamente materiais
reciclados e de baixo custo. Isto torna os projetos acessíveis a todas as
escolas, especialmente aquelas carentes de recursos financeiros.
·
A organização de exposições interativas do acervo desenvolvido no
âmbito da escola, voltadas para o grande público.
·
O contato com o grande público contribui de forma muito positiva
para a auto estima dos alunos e para o crescimento cultural da comunidade como
um todo, contribuindo também para a valorização social da escola.
Pontos
negativos
·
Segundo o Texto “A feira de ciências além de esporádicas, elas
são, quase sempre, desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas em sala de
aula e vice-versa”. Isso depende da Instituição que está promovendo a feira de
Ciência.
·
Segundo o texto “A falta de recursos financeiros e o pouco tempo
que os educadores dispõem para conceber aulas mais atraentes e motivadoras
sejam fatores que contribuam para o cenário dominante nas escolas, talvez o
obstáculo mais decisivo seja de natureza cultural”. Isso não justifica a falta
de inovação do professor, pois é nas situações difíceis que deve se sobressair à
criatividade.
Expectativas
de Aplicação no Ensino Médio
Nas escolas de ensino Médio e
Fundamental é imprescindível a utilização de atividades experimentais, para que
haja uma assimilação do conteúdo de maneira passiva e atraente, por isso quando
se dispõe a elaborar um experimento, deve-se pesquisar propor e executá-lo,
para isso é necessário a observação de várias etapas e recursos disponíveis a
fim de melhorar o aprendizado. Além disso, a utilização de experimentos auxilia
em vários fatores: motivação, aprendizado e melhoria da relação professor/aluno
e vice-versa, assim ao propor uma metodologia de
ensino de ciências simples, factível e de baixo custo e, mais importante ainda,
que leve em conta a participação dos alunos no processo de aprendizado e em
oficinas de criatividade, deve-se observar quais as necessidades e os objetivos
que se deve alcançar com isso a expectativa almejada é a melhoria da
aprendizagem e a maior participação do aluno, pode-se também compartilhar essas
experiências com a comunidade e porque não, propor melhoras na qualidade de
vida da comunidade onde reside o aluno, com experimentos simples e que ajudam sua
sociedade.
Bibliografia
VALADARES,
Eduardo de Campos, Proposta de
Experimento de Baixo Custo Centrada no Aluno e na Comunidade. Revista
Química Nova na Escola; Nº 13, Maio de 2001.
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