Principais Teorias sobre Aprendizagem
Compreensão sobre o uso
de computador na educação
Ao longo dos anos as transformações sociais, econômicas e
tecnológicas impõem novas formas de ensinar e aprender. As tecnologias da
informação vêm sendo crescentemente implantadas ao processo ensino -
aprendizagem como ferramenta básica de mediação entre o indivíduo e o
conhecimento.
Quando
se fala da história e evolução do uso de computadores no ambiente educacional
são discutidas amplamente em termos do desenvolvimento e teorias psicológicas.
Vários filósofos, psicólogos, educadores, neurocientistas, lingüistas,
pesquisadores em
Inteligência Artificial (IA) dentre outros buscam estudar
essa implantação do computador dentro das salas de aula como mais um
instrumento capaz de auxiliar no desevolvimento cultural e intelectual dos
estudantes, e assim auxiliar os professores que, de acordo com suas
interpretações, procuram adaptar teorias de aprendizagem e pressupostos
conceituais a projetos e produtos informatizados. A compreensão das diferentes
teorias de aprendizagem leva-nos a melhor identificar as opções declaradas nos
diversos produtos de ensino auxiliado por computador, ao mesmo tempo em que nos
permite avaliar a qualidade e os objetivos que determinam seu uso educacional. Com
a implantação de computadores nos lares e escolas, aumentaram os inúmeros de programas
voltados ao entretenimento e educação (games, software educacionais) que, podem
ser utilizados como ferramentas didático-pedagógicas para o desenvolvimento do
processo ensino-aprendizagem, vêm possibilitando múltiplas formas de tratar o
conhecimento e criar ambientes mais dinâmicos de aprendizagem.
São
muitos os recursos surgidos nas últimas décadas e que enriqueceram
extraordinariamente as tecnologias educacionais, isto é, os meios colocados a
serviço da escola. A informática aplicada à educação também possibilitou o
desenvolvimento de muitos softwares auxiliares, não só para acompanhamento
acadêmico-administrativo mas também para o gerenciamento de atividades
escolares, pesquisas, comunicação entre professores e alunos e até mesmo para
aplicação de testes de avaliação. Para o seu uso, o professor não precisa ser especialista
em informática, mas deve ser um usuário alerta e crítico dos mesmos, deles
obtendo o melhor aproveitamento possível para ampliar a interação entre alunos
e o conhecimento.
Principais Teorias sobre aprendizagem
Diversas
correntes de pensamento se desenvolveram, a fim de solucionar as principais
interpretações das questões relativas à natureza da aprendizagem e essas
questões remetem a um passado histórico da filosofia e da psicologia. Algumas
delas são: a concepção empirista, a concepção racionalista, a concepção
fenomenológica e humanista, a concepção interacionista, entre outras.
A corrente do empirismo
tem como princípio fundamental considerar que o ser humano, ao nascer, é como
uma "tábula rasa" e tudo deve aprender, desde as capacidades sensoriais
mais elementares aos comportamentos adaptativos mas complexos (Gaonac’h e
Golder, 1995). A mente é considerada inerte, e as idéias vão sendo gravadas a
partir das percepções. Baseado neste pressuposto, a inteligência é concebida
como uma faculdade capaz de armazenar e acumular conhecimento.
O desenvolvimento intelectual é determinado pelo meio ambiente, ou seja,
pela força do meio e não depende do sujeito; é de fora para dentro. O
empirismo, aliado ao positivismo, fundaram a base epistemológica e metodológica
para o desenvolvimento do behaviorismo ou das teorias comportamentalistas.
Behaviorismo é um termo genérico para agrupar
diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como
unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o
que seja o comportameto.
A palavra inglesa behaviour (RU) ou behavior
(EUA) significa comportamento, conduta. Os behavioristas de orientação
positivista trabalham com o principio de que a conduta dos indivíduos é
observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas
ciências naturais e nas exatas.
John Broadus Watson (1878-1958) foi considerado o pai do behaviorismo
metodológico, ao publicar, em 1913, o artigo “Psicologia vista por um
Behaviorista”, que declarava a psicologia como um ramo puramente objetivo e
experimental das ciências naturais, e que tinha como finalidade prever e
controlar o comportamento de todo e qualquer individuo. Watson era um defensor
da importância do meio na construção e
desenvolvimento do individuo. O s seus estudos basearam-se no condicionamento
clássico, conceito desenvolvido pelo filósogista russo Ivan Pavlov (1849-1936),
que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina pelo seu trabalho sobre a atividade
digestiva dos cães. Pavlov descobriu que os cães não salivavam apenas ao ver
comida, mas também quando associava algum som ou gesto a “chegada de comida”. A
este fenômeno de associação ele denominou de acondicionamento clássico. A
partir das descobertas de Pavlov, houve um fortalecimento da investigação
empírica da relação entre o organismo e o meio.
O behaviorismo radical foi desenvolvido não
como campo de pesquisa experimental, mas sim uma proposta de filosofia sobre o
comportamento humano que utiliza como referencia outros filósofos da ciência do
século XX, seu principal autor foi o psicólogo americano Burruhs Sknner (1953),
que desenvolveu os princípios do acondicionamento operante e a sistematização
do modelo de seleção por conseqüências para explicar o comportamento. Na concepção empirista o Professor é conhecedor do assunto que deve
transmitir o seu conhecimento de maneira objetiva e clara para o aluno. Já o aluno
deve receber passivamente as informações, e ser cumpridor de ordens. Quanto as Atividade
pedagógica, estas são organizações de estímulos para a obtenção de respostas a
serem premiadas ou reforçadas.
Quando se trata da implantação de sistemas de
informação nessa concepção as Instruções programadas centradas no conteúdo no
qual o aluno é conduzido pelas instruções contidas no material e estímulo que
provocam nele. Exemplos: instrução programada assistida por computador
(Computer Aided Instruction – CAI), tutoriais, jogos entre outros.
Na concepção racionalista o padrão de
comportamento é resultante de estruturas orgânicas inatas. Ela possui uma visão
inatista do conhecimento, nela o termo gestalt é utilizado para abarcar a
teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma.
Opõe-se à
concepção behaviorista visto que na
concepção estruturalista da Gestalt os estímulos só têm sentido se
inseridos num campo de significações no qual a subjetividade predomina.
Na teoria da
Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e
sim das partes através do todo; que os conjuntos possuem leis próprias e estas
regem seus elementos (e não o contrário, como se pensava antes); e que só
através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber,
decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito.
Com relação à
informática a relação dos pares não é reconhecida como favorecedora da
aprendizagem. Cada estudante tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e por
conseguinte de aprendizagem. Já que não é possível modificar a natureza
orgânica do desenvolvimento e como o aluno só aprende movido por seus processos
internos, é tarefa do professor apenas a facilitação da aprendizagem, a qual é
explicada pela presença de insights.
Quanto ao Softwares
Educativos, alguns títulos expõem uma pergunta persistentemente numa
determinada tela que só avança quando o aluno acerta a resposta (expectativa de
um insight). Outro exemplo de procedimento comum é o de se apresentar a
solução correta ao usuário que tenha errado a resposta a uma determinada
questão, como se bastasse o contato com a resposta certa para que o aluno de imediato
fosse despertado para aquele conhecimento ou dele pode-se se lembrar.
A concepção fenomenologia surgiu no final do séc. XIX e seu postulado básico é a
intencionalidade, no qual ela tenta superar as tendências do racionalismo e
empirismo, que surgiram no século XVII. Essa concepção busca superar a
dicotomia racionalismo-empirismo ( razão-experiência). E condena a premissa
empirista que afirma que tudo o que conhecemos vem dos sentidos, e não concorda
com os racionalistas que acreditavam que tudo o que conhecemos vem de nós.
As teorias
fenomeológicas e humanistas enfatizam a pessoa como um ser que se direciona e
evolui através de suas experiências e valores, visando antes de tudo, ao seu
próprio bem-estar neste mundo e à sua realização pessoal.
Seu principal
objetivo na educação é propiciar uma aprendizagem significante, que não
circunscreve a uma acumulação de informações, mas que provocque uma
reorganização de toda a vida da pessoa; das emoções, da cognição, dos valores e
das atitudes.
Mas para que ocorra
verdadeiramente a aprendizagem, ela deve ser auto-direcionada pelo aluno,de
acordo com seus objetivos. O professor se torna um facilitador da aprendizagem
e não um transmissor de informações como na concepção anterior, e o ensino deve
ser centrado no aluno, nas suas motivações e interesses. O aluno deve ter
liberdade para aprender.
E finalente para que a
aprendizagem ocorra énecessário uma boa qualidade comunicacional, o que requer
compreensão e empatia entre as pessoas envolvidas.
Na concepção Interacionista o conhecimento é formado
pelas trocas que o indivíduo realiza com o meio (conjunto de objetos com os quais interagimos: aspectos
físicos, socioculturais e afetivos, entre outros). Para adquirir conhecimento é necessário passer por um processo que
deve ser construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, poise le não está
pronto ao nascer nem é adquirido passivamente graças às pressões do meio.
A concepção
interacionista tem nos trabalhos de Piaget e Vygotsky grande expressão:
– Interacionismo
sócio-histórico de Vygotsky:
–
Interacionismo
construtivista de Piaget:
Jean Piaget
(1896-1980) introduz um “Terceira visão” representada pela linha interacionista
que constitui um tentative de integrar as posições dicotômicas de duas tendencias
teoricas que permeiam a Psicologia Geral – o materialismo mecanicista e o
idealismo – ambas marcadas pelo antagonismo inconciliável de seus postulados
que separam de forma estanque o físico e o psiquico.
Lev
S. Vygotsky construiu sua teoria tendo como base o desenvolvimento do individuo
como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem
e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada
histórico-sócial. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela
interação do sujeito com o meio.
No campo da
informática essa concepção demonstra que a relação dos pares é valorizada com
ênfase em trabalhos cooperativos. E o caráter cooperativo é atingido por meio
da interação dos aprendizes entre si e com os professores permitindo aos menos
capacitados a possibilidade de aprender com os mais qualificados, e estes por
sua vez, avançarem mais na construção de seus conhecimentos.
Com base pode-se analisar a
tabela abaixo que ressalta as Teorias de ensino aprenizagem:
Fonte: HEIDE,
Ann e STILBORNE, Linda. Guia do professor para a Internet: completo e fácil.
2.ed. Porto Alegre : Artes médicas Sul, 2000. p. 28.
No novo modelo
de Aprendizagem as aulas são centradas nos alunos, onde eles são investidos de
poderes de aprendizes ativos, requer uma participação ativa dos alunos, no qual
sua motivação é aprimorada, é necessário uma equipe de aprendizagem no qual há
um comprtilharmento, o professor é um guia e a aula é dinâmica, e é reforçado o
aprender a aprender nisso tudo a informatização é um auxilio primordial na
geração atual.
Bibliografia
CARVALHO,
José S. F. Construtivismo:
uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
EICHLER, Marcelo
L.; DEL PINO, José Claudio. Modelagem e
implementação de ambientes virtuais de aprendizagem em ciências. 1998.
Disponível em:
MOSER, Alvino.;
MUGNOL, Marcio.; ASSIS.; Clero de. Tendências Pedagógicas no mundo
contemporâneo. Curitiba: FACINTER, 2003.
OLIVEIRA, Celina
C. de et al. Ambientes informatizados
de aprendizagem: produção de avaliação de software educativo. Campinas:
Papirus, 2001. (Série prática pedagógica).
VIEIRA, Fábia
Magali S. Teorias psicológicas dos
processos de desenvolvimento da aprendizagem. Disponível em:
http://br.geocities.com/ntemontesclaros/teorias.htm
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