segunda-feira, 14 de maio de 2012

Resenha: A Psicologia da Educação explica as diferenças de rendimento escolar.


A Psicologia da Educação explica as diferenças de rendimento escolar.

O estudo psicológico das diferenças individuais no âmbito intelectual constitui, por um lado, um dos fatos importantes que auxiliaram na formação da Psicologia da Educação e do Ensino como um disciplina cientifica, nesse contexto os franceses Binet Simon tiveram um papel fundamental publicando a sua Escala Métrica de la Inteligência, um meio capaz de medir as capacidades intelectuais das crianças que apresentavam uma significativa baixa intelectual.
O uso de instrumentos para medir a capacidade do conhecimento humano foi bastante desenvolvido por diversos pesquisadores em busca de métodos comparações que possam auxiliar no rendimento escolar.  O objetivo dessa abordagem teórica é o de tentar elaborar modelos detalhados dos processos de tratamento de informações implicados na realização de diferentes tarefas intelectuais, especificando os elementos que participam e as funções que realizam.
Várias são as características que se englobam nesse processo estimulando os estilos cognitivos estilo independente de campo, o par dependência e independência, o binômio reflexividade/impulsividade, os estilos simplicidade/complexidade, e o par flexibilidade/rigidez. Também se é abordado a ansiedade e a expectativa de controle no qual se observa que aqueles que possuem níveis médios de ansiedade têm melhores resultados que aqueles que demonstram níveis baixos ou altos de ansiedade.
Quanto a noção de autoconceito, que é o conjunto amplo de representações, imagens, juízos, conceitos que as pessoas tem sobre si mesmas, tem uma influencia considerável em todas as áreas de realização pessoal, o que o caso da escola. Já a auto-estima relaciona-se com a avaliação, relação afetiva com o próprio eu, ou seja, como as pessoas se sentem em relação aos diferentes atributos ou dimensões que o seu auto conceito comporta. Esses itens autoconceito e auto-estima são atributos que vão sendo construídos ao longo do ciclo vital e são determinantes no processo histórico dessa pessoal, influenciando ao sucesso ou ao fracasso da mesma.
Portanto o rendimento escolar estar voltado a vários fatores que interagem na evolução e no aprendizado dos alunos, e é necessário que seje adotado procedimentos satisfatórios e capazes de contribuir para que fatores negativos não prejudiquem o aprendizado dos alunos.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário