A
Psicologia da Educação explica as diferenças de rendimento escolar.
O estudo psicológico das
diferenças individuais no âmbito intelectual constitui, por um lado, um dos
fatos importantes que auxiliaram na formação da Psicologia da Educação e do
Ensino como um disciplina cientifica, nesse contexto os franceses Binet Simon
tiveram um papel fundamental publicando a sua Escala Métrica de la
Inteligência, um meio capaz de medir as capacidades
intelectuais das crianças que apresentavam uma significativa baixa intelectual.
O uso de instrumentos para
medir a capacidade do conhecimento humano foi bastante desenvolvido por
diversos pesquisadores em busca de métodos comparações que possam auxiliar no
rendimento escolar. O objetivo dessa
abordagem teórica é o de tentar elaborar modelos detalhados dos processos de
tratamento de informações implicados na realização de diferentes tarefas
intelectuais, especificando os elementos que participam e as funções que
realizam.
Várias são as
características que se englobam nesse processo estimulando os estilos
cognitivos estilo independente de campo, o par dependência e independência, o
binômio reflexividade/impulsividade, os estilos simplicidade/complexidade, e o
par flexibilidade/rigidez. Também se é abordado a ansiedade e a expectativa de
controle no qual se observa que aqueles que possuem níveis médios de ansiedade têm
melhores resultados que aqueles que demonstram níveis baixos ou altos de
ansiedade.
Quanto a noção de autoconceito,
que é o conjunto amplo de representações, imagens, juízos, conceitos que as
pessoas tem sobre si mesmas, tem uma influencia considerável em todas as áreas
de realização pessoal, o que o caso da escola. Já a auto-estima relaciona-se
com a avaliação, relação afetiva com o próprio eu, ou seja, como as pessoas se
sentem em relação aos diferentes atributos ou dimensões que o seu auto conceito
comporta. Esses itens autoconceito e auto-estima são atributos que vão sendo
construídos ao longo do ciclo vital e são determinantes no processo histórico
dessa pessoal, influenciando ao sucesso ou ao fracasso da mesma.
Portanto o rendimento
escolar estar voltado a vários fatores que interagem na evolução e no
aprendizado dos alunos, e é necessário que seje adotado procedimentos
satisfatórios e capazes de contribuir para que fatores negativos não
prejudiquem o aprendizado dos alunos.
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