segunda-feira, 14 de maio de 2012

Regras básicas em segurança e os materiais mais utilizados em um laboratório de química.


 
  1. Identificação

Relatório Nº 01

Título: Regras básicas em segurança e os materiais mais utilizados em um laboratório de química.

Nome do Autor: Sônia Maria Pereira Melo

  1. Resumo:
Apesar do grande desenvolvimento teórico da Química, ela continua a ser uma ciência praticamente experimental; daí se nota a importância e a necessidade das aulas práticas de Química. A experiência treina o aluno no uso de métodos, técnicas e instrumentos de laboratório e permite a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos.
            O laboratório químico é o lugar privilegiado para a realização de experimentos, possuindo instalações de água, luz e gás de fácil acesso em todas as bancadas. Este é um local bastante vulnerável a acidentes, desde que não se trabalhe com as devidas precauções.
Conhecer os instrumentos, vidrarias e acessórios mais comuns em um laboratório são de fundamental importância para o manuseio e execução de qualquer espécie em um laboratório de química, outro fator importante é saber as regras básicas de segurança dentro desse laboratório, para isso é necessário que haja bastante dedicação das pessoas que vão realizar algum tipo de experimento.
  
  1. Introdução

Ao se estudar química se faz necessário o conhecimento de equipamentos que farão parte desse estudo, com isso se vê a necessidade de saber como utilizar da melhor maneira possível e evitar acidentes, dentre esses cuidados no laboratório destaca-se: o manuseio de substâncias químicas, o manuseio da vidraria e o manuseio do fogo.
Quando se tratam do manuseio de substâncias químicas deve ter em consideração os seguintes cuidados: nunca colocar o rosto perto do recipiente no qual a reação química está acontecendo, Ler com atenção os rótulos de frascos antes de usar o conteúdo do mesmo, Jamais cheirar diretamente uma substância para não contrair uma doença indesejada ou algo indesejável, Nunca provar substancia seja produzidas ou aquela utilizada durante o procedimento e finalmente não cometer o erro de misturar substancia ao acaso.
Já quando há o manuseio do fogo é preciso que nunca seja colocado próximo ao fogo substanciam voláteis ou inflamáveis. No manuseio da vidraria os cuidados adotados são os de manusear a vidraria com o máximo de cuidado, lavar toda a vidraria utilizada ao se concluir o trabalho e guardar no lugar adequado, quando for retirado alguma peça de vidro de uma estufa ou fogo colocar sobre uma superfície isolante.
Finalmente todo laboratório tem que estar equipado com um estojo de primeiros socorros para auxiliar nos primeiros cuidados a acidentados, também não se deve fumar dentro do laboratório e usar sempre bata para se proteger.

4. Parte Experimental (ou Materiais e Métodos)

Nesta primeira aula prática foi abordado os cuidados e os materiais adotados em um laboratório de química, no qual foi notado uma grande quantidade de materiais e equipamentos, alguns de uso simples outros não, porém com finalidades específicas, tais como:
1.      Almofariz e Pistilo
2.      Balão de destilação ou de Engler
3.      Balão de fundo chato
4.      Balão de fundo redondo
5.      Balão volumétrico
6.      Bastão de vidro ou Bagueta
7.      Bico de Bunsen
8.      Bureta
9.      Cadinho
10.  Coluna de Vigreaux
11.  Cápsula de porcelana
12.  Condensador
13.  Copo de Béquer
14.  Erlenmeyer
15.  Espátula
16.  Estante para tubos de ensaio
17.  Funil comum
18.  Funil analítico
19.  Funil de Büchner
20.  Funil de decantação ou de separação
21.  Furador de rolhas
22.  Garra de condensador
23.  Kitassato
24.  Mariotte
25.  Mufa
26.  Picnômetro
27.  Pêra de segurança
28.  Pinça de madeira
29.  Pinça metálica ou tenaz de aço.
30.  Pinças de Mohr e de Hoffman
31.  Pipeta graduada
32.  Pipeta volumétrica
33.  Pisseta
34.  Proveta ou cilindro graduado
35.  Suporte universal
36.  Tela de amianto.
37.  Termômetro
38.  Tripé de ferro
39.  Trompa de água
40.  Tubo de ensaio
41.  Tubo de Thielle
42.  Vareta de vidro
43.  Vidro de relógio.
Dentre outros equipamentos.

  1. Resultados e Discussão
A partir de tudo que foi abordado nessa aula se verificou a importância do conhecimento e manuseio correto desses instrumentos a fim de se proteger e proteger o companheiro dentro do laboratório e realizar experiências com o máximo de perfeição possível.

  1. Conclusão
Jamais se deve adotar atitudes que possam prejudicar a nossa saúde e a do próximo para isso é necessário tomar os devidos cuidados para nos proteger de riscos causados por descuidos, sendo assim é necessário o conhecimento de técnicas, instrumentos e cuidados imprescindíveis ao bom desempenho dos projetos em um laboratório.

  1. Bibliografia

BASTOS, Antônio Cláudio Lima Moreira; RODRIGUES, Elizabeth Maria Soares. Química Geral. Belém: Editora Universidade UFPA, 2007.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário