Métodos
e Técnicas aplicados na Avaliação no processo Ensino-Aprendizagem.
O termo avaliar tem sido
constantemente associado a expressões como: fazer provas, fazer exames,
atribuir notas, repetir ou passar de ano, elementos esses que sempre tiveram
associados aos processos avaliativos pelos quais enfrentei, como se fossemos
máquinas que decoravam textos perguntas e respostas, sem qualquer chance de
argumentar, criticar, ensinos esses que ainda prevalecem em algumas salas de
aulas, onde cabe aos alunos prestar atenção e realizar exercícios repetitivos
para gravar e reproduzir a matéria dada.
Os
processos avaliativos se restringiam na grande maioria das vezes em perguntas e
respostas previamente estudadas de livros ou questionários entregues antes da
prova, a não ser também que o professor realiza-se um trabalho a ser entregue
antes da prova, apenas umas duas vezes me lembro de estar realmente empolgada
em um desses trabalhos; o primeiro foi um de matemática no qual tínhamos que
explicar na frente, nossa aquilo era algo que para mim foi maravilhoso a emoção
de falar na frente, o frio na barriga, pois a maioria dos alunos não são
incentivados a falar na frente muito menos quando se trata de Matemática,
adorei o fato de que pesquisar aprender e realizar o seminário. Num segundo
momento foi já na matéria de Português no qual o professor pediu que fizéssemos
algo novo diferente, que não fosse aquela mesmice de sempre onde os alunos vão
na frente e apenas repetem o que decoraram de um texto. A partir do nosso tema
desenvolvemos uma peça teatral, explicamos com nossas palavras o que
compreendemos do assunto e conseguimos realizar a atividade desejada pelo
professor.
Quanto
as provas, testes, exames, sempre foi algo complicado pois sempre queria ser a
melhor da turma, tirar as melhores notas e me superar e graças a Deus sempre
consegui, nunca tirando uma nota vermelha, o que eu considero certas vezes um
método avaliativo um pouco precário, porque há alunos que durante as aulas
sabem realizar aquela atividade maravilhosamente, porém quando chega a hora da
prova se travam, seja por problemas emocionais, dificuldades de assimilar a
pergunta, nervosismo ou outros problemas, o que não acontecia comigo, porém
sentia um forte nervosismo minutos antes de receber o resultado da prova,
talvez medo de não ter conseguido a nota desejada, nunca me conformei com notas
pequenas ou seja aquelas suficientes para passar talvez por causa dos processos
avaliativos no qual tive que enfrentar durante todos esses anos me
influenciaram a ter essa mentalidade.
O
que mais marcou minha vida estudantil relacionada a métodos de avaliação foi um
professor que ao entregar a prova sorria como se tivesse se vingando de alguma
coisa que tivéssemos feito de errado, suas provas valiam 4,0 pontos e o
restante era de participação, presença, atividades etc. Certa ocasião ele
trouxe uma avaliação que tinha apenas duas questões dividiu nossa sala em
duplas e ainda saiu para tomar um cafezinho, nossa sala ficou desesperada pois
quem é que responderia aquelas questões pois nada que estudamos continha
naquela prova, quando tentei responder a minha joguei o rascunho no lixo e ao
regresso do professor entreguei minha prova, depois me disseram que todos
tinham feito a prova através do rascunho que eu tinha jogado no lixo, provas
dessa maneira fazem os alunos tenham aversão aquela disciplina, desencorajando
ao aprendizado e não estimulando a busca de conhecimentos.
Portanto
os método avaliativos devem pautar-se, sobretudo em meios eficazes que
estimulem a descoberta ao aprendizado, ao novo e a desenvolver adultos capazes
e bem preparados para as diversas formas de ensino, buscando adotar métodos que
incentivem os alunos a serem no futuro adultos leitores e formadores de opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário