segunda-feira, 14 de maio de 2012

Resenha: Métodos e Técnicas aplicados na Avaliação no processo Ensino-Aprendizagem.


Métodos e Técnicas aplicados na Avaliação no processo Ensino-Aprendizagem.

O termo avaliar tem sido constantemente associado a expressões como: fazer provas, fazer exames, atribuir notas, repetir ou passar de ano, elementos esses que sempre tiveram associados aos processos avaliativos pelos quais enfrentei, como se fossemos máquinas que decoravam textos perguntas e respostas, sem qualquer chance de argumentar, criticar, ensinos esses que ainda prevalecem em algumas salas de aulas, onde cabe aos alunos prestar atenção e realizar exercícios repetitivos para gravar e reproduzir a matéria dada.
            Os processos avaliativos se restringiam na grande maioria das vezes em perguntas e respostas previamente estudadas de livros ou questionários entregues antes da prova, a não ser também que o professor realiza-se um trabalho a ser entregue antes da prova, apenas umas duas vezes me lembro de estar realmente empolgada em um desses trabalhos; o primeiro foi um de matemática no qual tínhamos que explicar na frente, nossa aquilo era algo que para mim foi maravilhoso a emoção de falar na frente, o frio na barriga, pois a maioria dos alunos não são incentivados a falar na frente muito menos quando se trata de Matemática, adorei o fato de que pesquisar aprender e realizar o seminário. Num segundo momento foi já na matéria de Português no qual o professor pediu que fizéssemos algo novo diferente, que não fosse aquela mesmice de sempre onde os alunos vão na frente e apenas repetem o que decoraram de um texto. A partir do nosso tema desenvolvemos uma peça teatral, explicamos com nossas palavras o que compreendemos do assunto e conseguimos realizar a atividade desejada pelo professor.
            Quanto as provas, testes, exames, sempre foi algo complicado pois sempre queria ser a melhor da turma, tirar as melhores notas e me superar e graças a Deus sempre consegui, nunca tirando uma nota vermelha, o que eu considero certas vezes um método avaliativo um pouco precário, porque há alunos que durante as aulas sabem realizar aquela atividade maravilhosamente, porém quando chega a hora da prova se travam, seja por problemas emocionais, dificuldades de assimilar a pergunta, nervosismo ou outros problemas, o que não acontecia comigo, porém sentia um forte nervosismo minutos antes de receber o resultado da prova, talvez medo de não ter conseguido a nota desejada, nunca me conformei com notas pequenas ou seja aquelas suficientes para passar talvez por causa dos processos avaliativos no qual tive que enfrentar durante todos esses anos me influenciaram a ter essa mentalidade.
            O que mais marcou minha vida estudantil relacionada a métodos de avaliação foi um professor que ao entregar a prova sorria como se tivesse se vingando de alguma coisa que tivéssemos feito de errado, suas provas valiam 4,0 pontos e o restante era de participação, presença, atividades etc. Certa ocasião ele trouxe uma avaliação que tinha apenas duas questões dividiu nossa sala em duplas e ainda saiu para tomar um cafezinho, nossa sala ficou desesperada pois quem é que responderia aquelas questões pois nada que estudamos continha naquela prova, quando tentei responder a minha joguei o rascunho no lixo e ao regresso do professor entreguei minha prova, depois me disseram que todos tinham feito a prova através do rascunho que eu tinha jogado no lixo, provas dessa maneira fazem os alunos tenham aversão aquela disciplina, desencorajando ao aprendizado e não estimulando a busca de conhecimentos.
            Portanto os método avaliativos devem pautar-se, sobretudo em meios eficazes que estimulem a descoberta ao aprendizado, ao novo e a desenvolver adultos capazes e bem preparados para as diversas formas de ensino, buscando adotar métodos que incentivem os alunos a serem no futuro adultos leitores e formadores de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário